Instituição

Sobre Nós

Os vários estudos demográficos em Portugal apontam para um acentuado crescimento da população idosa, devido principalmente a uma melhoria da qualidade de vida.

Face a este fenómeno social, a sociedade é obrigada a desenvolver novos mecanismos de proteção social, uma vez, que se trata de uma faixa etária muito vulnerável e aliada a fatores de risco como a pobreza, a exclusão, a dependência afetiva, física e monetária.

Assim, compete às forças políticas do país desenvolver novos serviços de apoio à população idosa.

Neste sentido, surge a Associação Pôr-do-Sol, que tem como principal objetivo prestar apoio à população idosa.

A nossa História

Em Maio de 1986 surge por iniciativa de um grupo de jovens, a implementação de uma rádio local denominada Pôr-do-Sol.

Durante alguns anos esteve sediada em Mosteirô, mas com o decorrer, tiveram necessidade de alargar as infra-estruturas, passando a funcionar em Santa Maria da Feira, como Rádio Clube da Feira.
Assim, aproveitando os estatutos, alguns membros da freguesia iniciam o projeto de construção de um edifício, direcionado para a população idosa, onde iria funcionar as valências de centro de Dia, Apoio ao Domicílio e Mini-Lar. Após a tomada de posse dos membros da atual direção, todo o processo estatutário e desenvolvimento da instituição tem sido da responsabilidade dos seus sócios e respetivas direções.

Em parceria com as entidades locais e com a ajuda da população a Associação abre as suas portas no dia 12 de Novembro de 2000, com a valência de Centro de Dia.

Em 1990 tomou posse como presidente o Engenheiro António Ferreira Bastos com a sua equipa, a qual ainda se encontra no exercício das suas funções.
A Associação Pôr do Sol tem como preocupação dar respostas contínuas e adequadas às necessidades da Terceira Idade no que respeita as valências do centro de dia, apoio ao domicílio e lar. Assim como, na dinamização de atividades culturais, recreativas e desportivas, levantamentos culturais e etnográficos, e por fim, a preservação do património; abrangendo assim, a freguesia e os limítrofes do concelho.

Organograma Funcional

Recursos Humanos

A Associação Pôr do Sol conta com:

  • Sandra Cardoso (Diretora Técnica e Psicóloga)
  • Manuela Godinho (Assistente Social)
  • Sandra Grilo (Animadora Sócio-cultural)
  • Idalina Rosa, Maria Alzira Pereira (Cozinheiras)
  • Benvinda Tavares (Ajudante de Cozinha)
  • Carina Cunha, Isabel Gomes, Alice Sousa, Lucinda Sousa, Lurdes Andrade, Olga Santos, Maria Irene, Maria de Fátima Santos e Isabel Azevedo (Ajudantes de Ação Direta)
  • Luísa Pinho (Auxiliares de Serviços Gerais)
  • Liliana Brandão (Nutricionista)
  • Ricardo (Enfermeiro)
  • António Figueiredo (Médico)
  • Nelson Barros (Professor de Educação Física (Programa Movimento e Bem Estar, pelo qual temos protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Sta Maria da Feira))

Demonstração de Resultados 2018